Sinalização de segurança no trabalho: 6 dicas de proteção contra acidentes

sinalização de segurança no trabalho

 

Os acidentes de trabalho causam anualmente às seguradoras milhões de euros em prejuízos. Mais importante, as mortes e as incapacidades físicas dos trabalhadores causam prejuízos mais graves ainda às empresas. A simples utilização de sinalização de segurança no trabalho poderia diminuir consideravelmente estes avultados prejuízos diminuindo drasticamente o número de acidentes de trabalho.

Pense na sua empresa como uma entidade geradora de trabalho e cumpridora da legislação sobre segurança. Mas antecipe-se. Faça da sua uma empresa de topo em segurança, qualquer que seja o seu ramo de atividade, e aumente as suas vendas usando sinalização de segurança no trabalho.

Siga os procedimentos simples com a sinalização de segurança no trabalho que a seguir enunciamos e verá que a produtividade da sua empresa será bem maior e as preocupações com acidentes de trabalho serão relegadas para aquilo que verdadeiramente não pode ser evitado. Qualquer que seja o seu ramo de atividade, o nosso objetivo é ajudá-lo a tornar a sua empresa perfeita para trabalhadores e clientes através da sinalização de segurança no trabalho.

 

6 dicas de proteção contra acidentes de trabalho

Sem que tivessem sido gastas grandes quantidades de dinheiro do seu orçamento, a Pereira & Bandolim, Lda, uma pequena empresa de abastecimento de combustíveis, viu os seus procedimentos de segurança contribuir para a sua nomeação como empresa do ano no seu ramo. A empresa tinha sido avaliada pelo cliente mistério em 4 fases distintas e em todas obtivera a avaliação máxima em sinalização de segurança no trabalho.

No final do ano, tinha registado zero acidentes de trabalho. Foi, por isso, eleita empresa segura pela Companhia Petrolífera Abastecedora e os clientes, satisfeitos com o seu lugar no ranking das 100 melhores postos de abastecimento do país, retribuíram com a sua fidelização à marca, aumentando as vendas.

 

sinalização de segurança no trabalho

 

1- Manter boas práticas de vendas através da sinalização de segurança

 

A Pereira & Bandolim sabe que, dado trabalhar com gases e líquidos inflamáveis, como a gasolina, e vendê-los ao público, o seu ramo de atividade é extremamente sensível. A exposição ao perigo de explosão é constante, mas os procedimentos de segurança são levados muito a sério.

 

2- Manter a sinalização de segurança sempre em bom estado

Nos pilares de coberturas dos postos de abastecimentos, os gerentes mantêm sempre toda a sinalização de segurança no trabalho em rigoroso bom estado. Qualquer sinal que apresente a mais pequena deterioração é de imediato mandado substituir.

Assim, os sinais com sinalização de proibição de fumar ou foguear e de proibição de usar o telemóvel, expostos às condições exteriores do posto de abastecimento, mantêm-se sempre como se tivessem sido acabados de instalar. Mas o bom estado da sinalização de segurança no trabalho no posto de abastecimento não é a sua única preocupação.

 

3- Manter uma boa distribuição da sinalização de segurança

 

A Pereira & Bandolim adquire regularmente sinalização de segurança no trabalho, como autocolantes com sinais de proibição, e distribui-os por zonas estratégicas do posto de abastecimento, de modo a tornarem-se imediatamente avistados e reconhecidos por todos.

 

4- Manter uma boa relação com o cliente através da sinalização de segurança

Sempre que um cliente se esquece de desligar o telemóvel, mesmo no interior da viatura, o gerente dirige-se-lhe amavelmente e explica a razão da proibição. Mas não é apenas esta a sinalização de segurança que é distribuída pela área de abastecimento. Também o sinal “se conduzir não beba” faz parte deste plano de sinalização de segurança no trabalho. Embora este aviso não seja obrigatório no posto, a gerência também estabelece por meio dele uma relação de aconselhamento com os seus clientes, ao mesmo tempo que se torna um parceiro precioso na prevenção de acidentes rodoviários.

 

5- Usar sinalização de segurança também no interior da loja

A sinalização de segurança no trabalho não é exclusiva da área de abastecimento. A loja é igualmente uma zona visada pela sinalização de segurança no trabalho. A presença de extintores, por exemplo, pode ser complementada com outra sinalização de segurança, sempre de acordo com as condições do local, como acessos, saídas, configurações das paredes, proximidade do quadro de eletricidade, etc.

 

6- Dispor de cones de sinalização como sinalização de segurança extra

Os cones de sinalização, sendo um equipamento móvel, têm um papel extremamente importante na consciencialização do público quanto à importância da sinalização de segurança no trabalho. Estes são usados sempre que seja importante o isolamento de determinada zona da área de abastecimento, como aquando das descargas de combustível para os tanques, a limpeza da área de abastecimento ou o isolamento de uma área em obras ou com obstáculo à vista.

Devido ao seu forte empenho na implementação dos procedimentos de segurança e da sinalização de segurança, A Pereira & Bandolim tem vindo rapidamente a conquistar os seus clientes com o seu zelo. Siga o seu exemplo e não deixe de nos contatar sempre que pretender adquirir ou substituir a sinalização de segurança da sua empresa.

 

Nos nossos postsConheça os tipos de extintores existentes no mercado” apresentamos mais dicas que a sua empresa pode seguir para se tornar uma empresa de topo em segurança no trabalho.

 

Neste divertido vídeo pode verificar como a Sinalização de Segurança pode proteger acidentes:

 

 

 

 

Gostou deste artigo? Então os seus amigos também vão gostar...Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *