Quando usar equipamento de proteção individual?

equipamento de proteção individual

 

Quando devo utilizar equipamento de proteção individual? Para a generalidade das atividades profissionais, recomenda-se que todos os trabalhadores, sem exceção, tenham a possibilidade de usar equipamento de proteção individual para sua própria segurança pessoal.

Por equipamento de proteção individual entendemos todo o equipamento que pode ser usado para proteger a saúde do trabalhador ou protegê-lo contra acidentes de trabalho em que o risco assim o determine.

O equipamento de proteção individual deve ser sempre usado quando os riscos existentes não puderem ser evitados ou suficientemente limitados, em primeiro lugar, por medidas, métodos ou processos de prevenção inerentes à organização do trabalho e, em segundo lugar, por meio de equipamento de proteção coletiva.

Escolha os melhores óculos de proteção

óculos de proteção

Os olhos são uma das partes mais sensíveis do corpo humano. Por isso, são também das partes do corpo mais suscetíveis a acidentes das mais variadas causas, desde projeção de poeiras e líquidos a partículas de diversa natureza, bem como salpicos de substâncias químicas, altamente danosas para a saúde ocular.

Os óculos de proteção propiciam uma segurança acrescida quando os riscos de acidente laboral são elevados. A escolha dos óculos de proteção deve adequar-se ao tipo de proteção desejada. Consistindo num equipamento de proteção individual, os óculos de proteção existem nos mais diversos modelos e materiais. Deve, por isso, conhecer muito bem a sua atividade profissional, para adquirir os modelos de óculos de proteção mais adequados às suas necessidades.

Curiosamente, quando pensamos em óculos de proteção, julgamos que se trata de modelos adequados somente a determinadas profissões de risco. Mas existem modelos de óculos de proteção para quase todas as situações, desde as profissionais e desportivas até às de lazer.

Saiba mais sobre equipamentos de proteção coletiva

equipamentos de proteção coletiva

Num mesmo ambiente de trabalho, as pessoas partilham riscos comuns. Mas existem medidas que asseguram uma proteção contra os riscos coletivos e que podem assegurar a integridade de todas as pessoas, mesmo que estas não desempenhem as mesmas funções. Os equipamentos de proteção coletiva são uma dessas proteções imprescindíveis.

O exemplo clássico dos equipamentos de proteção coletiva são os extintores de incêndio. Se repararmos, os extintores estão presentes em todos os lugares, desde uma obra de construção civil, num grande estaleiro, até um pequeno escritório. Em caso de incêndio, estes equipamentos de proteção coletiva lá estão para nos proteger em caso de incêndio.

Mas não se julgue que os equipamentos de proteção coletiva excluem os equipamentos de proteção individual. Não verdade, ambos se complementam, juntos formando um sistema de segurança e proteção das pessoas que partilham um mesmo ambiente de trabalho.

Mas que tipo de equipamentos constituem os equipamentos de proteção coletiva e em que circunstâncias podem ser usados? Neste post relembramos-lhe alguns dos equipamentos de proteção coletiva mais usuais.

Dicas para escolher os seus sapatos de segurança

sapatos de segurança

 

Os sapatos de proteção constituem equipamentos abrangidos pela Diretiva 89/686/CEE. Nesse sentido, estão incluídos nos equipamentos de proteção individual (EPI). A própria diretiva define EPI como “qualquer dispositivo ou meio que se destine a ser envergado ou manejado por uma pessoa com vista à sua proteção contra um ou mais riscos suscetíveis de ameaçar a sua saúde bem como a sua segurança.”

Os sapatos de segurança inserem-se neste enquadramento. Por isso, os fabricantes de sapatos de segurança têm o maior cuidado na sua concepção e fabrico. Estes devem obedecer a todo um conjunto de especificações, de acordo com a categoria de risco em que se enquadram, de modo a todos os sapatos de segurança assegurarem a proteção específica do pé.

Dicas para escolher as suas botas de segurança

botas de segurança

 

As botas de segurança são parte integrante de qualquer equipamento de proteção individual na maior parte das atividade profissionais. As botas de segurança são fabricadas nos mais variados materiais e para as mais diversas modalidades laborais. Assim, temos, por exemplo, botas de segurança para eletricistas, botas de segurança para mecânicos, botas de segurança para usar em estaleiros de construção, etc. Poder-se-á dizer que a cada profissão, as suas botas de segurança.

Neste post, falaremos de vários tipos de riscos para os quais as botas de segurança estão adaptadas.