Em situação de emergência, o extintor CO2 pode ser um valioso auxílio em caso de deflagração de um pequeno incêndio em casa. Conheça melhor o extintor CO2 e o modo como funciona.
O extintor CO2 é um extintor de pressão permanente, mas trata-se de um caso particular. Por causa das suas propriedades físicas e por causa da pressão entre 50kg a 60 kg/cm2, quando o extintor CO2 se encontra à temperatura ambiente o dióxido de carbono (CO2) encontra-se em dois estados: líquido e gasoso. Quando, por utilização do extintor de CO2, se vaporiza o agente extintor por meio da vaporização, produz-se uma temperatura negativa que pode atingir os -78º C.
Se deseja saber tudo sobre o extintor de Co2 recomendamos a visualização deste vídeo:
Uso fácil do extintor de CO2
Se reparar, o extintor de CO2 não possui manómetro. Tem um sifão e uma válvula de controlo de descarga com uma agulheta, ou difusor. Nos extintores de CO2 maiores, existe uma mangueira acoplada à válvula. O difusor tem uma dupla função: garante as condições ideais para a expansão do dióxido de carbono e assegura uma pulverização eficaz e segura direcionada para as chamas.
Perceba como funciona o gás pressurizado do extintor de CO2
- No extintor de CO2, existe um cartucho com gás inerte. Este garante a propulsão do agente CO2, que ocupa uma parte do volume interno do recipiente. Em alguns extintores de CO2, este cartucho é constituído por uma garrafa externa.
- No extintor de CO2, há um manípulo. Quando se retira a cavilha de segurança e se pressiona o manípulo do extintor de CO2, o disco que veda a garrafa é perfurado de modo a libertar o gás propulsor para o interior do recipiente.
- • No caso do extintor de CO2 com garrafa externa, esta possui um pequeno volante na boca. Ao ser rodado, este volante abre a garrafa e o gás é libertado para o interior do tubo de descarga.
- É nesta altura que o gás se expande no interior do extintor CO2, pressurizando-o e misturando-se com o agente extintor.
- O agente do extintor de CO2 é projetado e dirigido para as chamas, por meio de uma mangueira ligada ao recipiente. A descarga pode ser controlada por meio de uma pistola difusora, ou agulheta.
O dióxido de carbono do extintor de CO2 atinge os -78ºC
- O CO2 do extintor de CO2 encontra-se armazenado sobre pressão e em estado liquefeito, à temperatura ambiente.
- O CO2, ao vaporizar-se sob a forma de neve carbónica, pode então atingir os -78ºC.
- Por este motivo é necessário ter extremo cuidado ao manusear os extintores CO2, e nunca direcionar o agente extintor para pessoas ou animais.
- É também normal que se forme uma ‘camada de gelo’ no difusor.
- A projeção do CO2 do extintor de CO2 é criada pela pressão permanente no interior do recipiente, provocada pela tensão do vapor do próprio agente extintor.
Como utilizar os extintores de CO2 em segurança?
- O extintor de CO2 só se deve utilizar se o fogo for de pequenas dimensões.
- O extintor de CO2 nunca deverá estar tapado com peças de roupa ou oculto por armários e outros objetos que dificultem o seu rápido acesso.
- A pressão do extintor CO2 deve estar no nível recomendado. Verifique sempre se a agulheta da pressão do extintor de CO2 está na zona verde.
- Verifique sempre se a mangueira do extintor de CO2 está desimpedida de forma a não haver obstrução do agente extintor.
- Verifique se não há sinais de desgaste no extintor de CO2, como cavilha danificada, presença de fugas ou ferrugem.
- Verifique se, no interior de salas ou outros locais interiores, o extintor CO2 está instalado junto às saídas.
O que deve sempre fazer, apesar dos extintores de CO2
Sempre que tiver de utilizar um extintor Co2, certifique-se que deixa atrás de si um caminho livre. No caso de as chamas se descontrolarem poderá assim fugir por meio de uma escapatória.
O extintor de CO2 é um elementos de segurança limitado. Ele não é concebido para fogos de grandes dimensões.
Saiba quando deve abandonar um incêndio que já tomou proporções alarmantes e permita que cheguem as equipas de socorro externo, como os bombeiros.
Curiosidades sobre o extintor CO2
Sabia que o primeiro extintor de gás comprimido foi inventado em 1813, no Reino Unido, por George Manby? E que este extintor é considerado moderno por, precisamente, utilizar um sistema de gás comprimido?
E sabia que foi com neve carbónica que, em 1970, o piloto Alain Cabenet tentou debelar as chamas do seu belo Lola T-210?
No nosso post “7 dicas contra incêndios das melhores empresas de extintores” poderá obter mais informação sobre estes e outros extintores comercializados na nossa loja online.