Ao longo do dia, os pés suportam o peso e apoiam toda a atividade dinâmica do corpo. Além disso, do ponto de vista da anatomofisiologia, os membros inferiores, que terminam no tornozelo e no pé, estão desenhados como ferramenta de locomoção e suporte de peso e de manutenção do equilíbrio. Por esse motivo, na sua atividade profissional, o calçado de segurança é um adjuvante da sua saúde, pelo que o deve usar, qualquer que sejam as circunstâncias.
O calçado de segurança homologado respeita a anatomia e especificidade do pé. Mas está, contudo, vocacionado para uma complexa proteção de segurança que nos passa, grande parte das vezes, completamente desapercebidas. Por isso, vale a pena prestar-lhe atenção e exigir sempre calçado de segurança de qualidade e sempre adaptado às especificidades do seu trabalho diário.
Use calçado de segurança no trabalho e em todas as atividades de risco
O calçado de segurança protege-o do perigo
O calçado de segurança protege-o dos impactos com o solo ou com objetos cortantes ou que, inadvertidamente, possam cair e constituir perigo de esmagamento da complexa estrutura óssea dos membros inferiores e pés.
Mas não é tudo. O calçado de segurança, mercê de tecnologias cada vez mais apuradas, protege-o do contacto com superfícies abrasivas ou outras fontes de calor, mantendo-o seguro na execução da sua atividade profissional, qualquer que esta seja.
Use calçado de segurança ergonómico
A qualidade do calçado de segurança que usar é determinante para a sua segurança e a da sua saúde. Mas é igualmente determinante para a sua produtividade enquanto trabalhador. Por isso é tão importante trabalhar diariamente com calçado ergonómico e leve. Se a sua entidade patronal não lhe exige o uso diário de calçado de segurança, adquira-o você mesmo. Proteja a sua saúde. Ponha a sua segurança em primeiro lugar!
Use calçado de segurança de qualidade garantida e homologado
Consulte as lojas especializadas. Os técnicos saberão aconselhá-lo quanto aos melhores materiais e últimas tendências em tecnologia de acordo com a sua atividade profissional.
Se diariamente trabalhar com calçado pouco ergonómico ou pesado, os seus dias parecer-lhe-ão longos e infernais. Evite-o. Não se canse desnecessariamente. O mau calçado contribui para más posturas da coluna vertebral, com consequentes danos na sua saúde articular.
Não se esqueça, a Mais Segurança é uma empresa especialista em Segurança e temos o melhor calçado de segurança. Contacte-nos para saber os modelos que temos disponíveis.
Use calçado de segurança adequado à sua atividade profissional
Se usar calçado pouco apropriado, é preferível desfazer-se dele. Mais tarde ou mais cedo, poderão ocorrer acidentes cujos efeitos serão nefastos para a sua saúde se não usar calçado de segurança apropriado.
Substitua o seu calçado normal de trabalho por calçado de segurança de qualidade. Damos-lhe dois exemplos.
Calçado de segurança para áreas de abastecimento e oficinas
Se, por exemplo, trabalhar numa área de serviço de abastecimento de combustíveis, ou em oficinas de automóveis, a sua entidade empregadora poderá exigir-lhe que use calçado de segurança específico.
A sola do seu calçado de segurança poderá ter uma dupla densidade e um coeficiente de aderência sobre solo industrial e gorduroso de 0,22. A espessura poderá ter até cerca de 7 mm e ainda possuir diversos níveis de resistência, como a resistência ao rasgo, ao abrasão, à flexão, à perfuração ou aos líquidos inflamáveis e gordurosos como gasolinas, gasóleos, lubrificantes e hidrocarbonetos.
A gáspea poderá ser em pele e hidrófuga, resistente ao óleo. O interior, antitranspirante e antibacteriano, e os tornozelos poderão estar também protegidos por golas almofadadas.
Mas, igualmente importante poderá ser a biqueira de aço para proteção contra impactos e os amortecedores integrados na sola, oferecendo uma sensação extra de conforto e leveza apesar da dureza da atividade.
Calçado de segurança para áreas agroalimentares
Se, por exemplo, trabalhar numa área agroalimentar, o seu calçado de segurança poderá ser 100% microfibra e com costuras mínimas. O forro, arejado e com alta respirabilidade e a planta, com alta absorção. Poderá ter preenchimento de proteção à frente e sola antiderrapante, com absorção de choque no calcanhar.
Procure sempre o melhor aconselhamento
Para adquirir o seu calçado de segurança, consulte a nossa loja online e peça-nos o nosso aconselhamento. Ajudá-lo-emos a escolher o calçado de segurança mais adequado à sua atividade profissional. No post “Boas práticas para aumentar a segurança no trabalho” apresentamos um guia de dicas que pode seguir para autoproteger com equipamento de proteção individual.
Já conhece esta campanha de sensibilização para a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs)?