Todos os anos, sobretudo durante o verão, os incêndios florestais mediatizam o espaço das notícias. Mas os incêndios urbanos, sempre menos falados, provocam todos os anos avultados prejuízos e incontáveis danos materiais e pessoais.
Na realidade, durante o ano inteiro, os incêndios urbanos estão tão ou mais presentes no nosso país que os incêndios florestais. Embora se fale muito menos deste tipo de incêndios, são eles que contribuem para a contabilidade do número de vítimas por incêndio.
Sabia que no dia 22 de março de 1888, um incêndio no teatro Baquet, no Porto, matou cerca de 120 pessoas? E que, no ano 2011, segundo a Autoridade Nacional Proteção Civil (ANPC), registaram-se 8248 incêndios urbanos contra 1165 incêndios industriais, num total de 9413 ocorrências e 38 vítimas mortais?
Sabia que conhecer a sinalética de segurança poderá vir a salvar a sua vida em caso de incêndio? Importa, por isso, conhecê-la de modo mais aprofundado, como fez José, um estudante universitário que pesquisou as causas dos incêndios urbanos.
Mas antes de avançarmos mais com este artigo recomendamos-lhe um vídeo onde pode ver como uma boa instalação de sinalética de segurança pode salvar a sua vida. No caso deste vídeo a utilização de faixas fotoluminescentes em escadas pode salvar vidas e evitar acidentes no caso de falha de energia ou do fumo tapar a visibilidade:
Conheça de uma forma simples a sinalética de segurança mais comum
José constatou que a maior parte das pessoas desconhecia o significado de muita da sinalética de segurança. Tendo verificado que a ausência da sinalética de segurança em muitos casos não contribuía para o conhecimento da mesma sinalética, fez um levantamento da sinalização mais comum de forma a que todos se familiarizassem com ela e soubesse como agir de acordo com as indicações encontradas.
- Acessibilidade às fachadas
Esta sinalética de segurança respeita à acessibilidade dos meios de socorro. Significa que determinada zona está afeta ao acesso exclusivo de bombeiros em caso de necessidade, como a acessibilidade às fachadas de edifícios.
- Disponibilidade de água
Esta sinalética de segurança respeita ao abastecimento e prontidão dos meios de socorro. A forma quadrada com fundo de cor de segurança vermelha indica tratar-se de um sinal de equipamento de combate a incêndio.
- Condições gerais de comportamento ao fogo, isolamento e proteção dos meios de circulação
Nesta sinalética de segurança, o fundo em cor de segurança vermelha assinala a proibição de usar o equipamento. Pelo contrário, o fundo em cor de segurança verde, representa os sinais de emergência de vias de evacuação, como saídas.
- Proteção de vão interiores
Nesta sinalética de segurança, o fundo em cor de segurança vermelha assinala a presença de uma câmara corta-fogo de isolamento relativamente ao fogo. Nesses espaços protegidos do fogo deve-se ficar até à chegada dos meios de socorro.
- Vias horizontais de evacuação
Nesta sinalização de segurança, com o fundo em cor de segurança verde, os sinais indicam a existência de pontos de escapatória obrigatórios. Podem também conter informação sobre o modo de usar o equipamento, mas sempre de forma direta e simples.
- Vias verticais de evacuação
Nesta sinalética de segurança, o fundo em cor de segurança vermelha indica a obrigatoriedade de paragem de emergência em caso de perigo. Aplica-se a escadas, rampas de acesso, tapetes rolantes, etc.). Esta sinalização de segurança serve igualmente para corte de energia elétrica e consequente isolamento de locais afetos a serviços elétricos.
- Líquidos e gases combustíveis
Esta sinalética de segurança refere-se à proibição de fazer lume por quaisquer meios, pois a presentes de gases e/ou líquidos inflamáveis afetam a área envolvente e há perigo de explosão. Respeite sempre a sinalização de segurança que encontrar.
- Meios de 1ª intervenção
Esta sinalética de segurança refere-se à utilização de meios portáteis de extinção, como extintores portáteis, extintores móveis, manta ignífuga e caixa de areia. Estes equipamentos devem estar sempre disponíveis nos locais de risco e prontos a ser utilizados em caso de incêndio.
- Utilização de rede de incêndios armada de tipo carretel
Nesta sinalética de segurança, os carretéis de incêndio asseguram a disponibilização de água por uma área relativamente extensa.
- Utilização de Meios de 2ª intervenção
Esta sinalização de segurança refere-se à localização das bocas de piso e de alimentação. A rede húmida deve estar permanentemente em carga, com água de um depósito ou do serviço de incêndios, e pressurizada.
A sinalética de segurança representada por uma boca siamesa de alimentação indica que esta se localiza, normalmente, no exterior do edifício, junto a um ponto de acesso dos bombeiros.
Esta sinalética de segurança deve encontrar-se nos patamares de acesso das comunicações verticais, ou nas câmaras de corta-fogo, quando estas existam.
No seu estudo sobre as causas dos incêndios urbanos, José verificou que as pessoas desconhecem grande parte da sinalética de segurança em uso. Por conseguinte, constatou igualmente que elas não estão sensibilizadas para pressionar as autoridades ou os proprietários de edifícios para a obrigatoriedade do uso desta sinalização de segurança.
No nosso post demos-lhe a conhecer os principais símbolos usados na sinalética de segurança contra incêndios em edifícios. Não deixe de nos consultar para obter informação adicional sobre estes e outros símbolos em vigor ou para adquirir qualquer placa de sinalização ou equipamento de segurança. No nosso post “Use sinalização de emergência no seu plano de segurança” poderá obter mais informação sobre sinalética de segurança contra incêndios em edifícios.
Conhecer toda a sinalética de segurança é fundamental para saber agir em caso de incêndio. Não deixe de consultar o nosso site para mais informações dobre este tema. No post “Leve a sério toda a sinalização de perigo“ damos-lhe um guia de dicas que complementam este post sobre sinalética de emergência. Não deixe de consultar o nosso site.