Face a um possível cenário de emergência, já imaginou como implementar um plano de segurança usando a sinalização de emergência?
A generalidade das atividades de segurança estão referenciadas para a organização e gestão da emergência. A preparação e o planeamento da resposta a cenários de emergência, recorrendo a sinalização de emergência é de grande importância. Ela pode salvar vidas humanas, evitar danos materiais ou ambientais e também danos de natureza social.
Saber como implementar, por exemplo, medidas de evacuação face a situações de emergência é não só fundamental como exigido pelas boas práticas do empregador. Neste post, fique a conhecer, de forma simples e clara, qual a legislação aplicável aos planos de emergência nas empresas.
Saiba como utilizar sinalética de emergência sabendo como planear um plano de emergência
O que são cenários de emergência?
Todas as situações que possam comportar risco de incêndio ou explosão, inundação, derrame, sismo, ameaça de bomba, etc., são passíveis de constituir cenários de emergência. Por isso, face a esses cenários são criados os respetivos planos de emergência, quer por parte das autoridades, quer por parte dos empregadores nas empresas. A sinalização de emergência constitui um aspeto fulcral no êxito de qualquer plano de segurança caso venha a ter de ser posto em prática.
O que é um plano de emergência?
O plano de emergência é um documento que compila o planeamento e organização da resposta à emergência. Não há plano de emergência sem recurso a sinalização de emergência. O objetivo é estruturar a intervenção humana em situação de emergência. Nessa qualidade, compreende os seguintes aspetos:
- Atribui responsabilidades
- Estabelece cadeias de comando e de coordenação
- Descreve como se processa a proteção das pessoas e dos bens materiais
- Identifica o pessoal e outros recursos disponíveis
- Identifica situações críticas na resposta à emergência.
O que é sinalização de emergência?
A sinalização de emergência relaciona-se com um objeto, atividade ou situação susceptíveis de provocar algum tipo de perigo para o trabalhador. A sinalização de emergência chama a sua atenção para esse perigo, de forma rápida e inequívoca, por meio de uma placa com forma e cor caraterísticas e com um símbolo adequado à sinalização do risco encontrado.
Garanta as boas práticas do empregador
A utilização da sinalização de emergência deve fazer parte de um correto planeamento da organização da resposta à emergência. Assegure-se que segue sempre as boas práticas da promoção da segurança e da saúde no trabalho através da correta utilização da sinalização de emergência adequada à sua atividade e respetivo grau de risco. Siga os seguintes procedimentos:
- Utilize a sinalização de emergência de forma estruturada e articulada.
- Disponibilize e gira os recursos necessários para a organização da emergência em recursos humanos e materiais.
- Garanta a planificação, implementação e validação de sinalização de emergência nos seus planos de emergência.
- Garanta o cumprimento da legislação aplicável no âmbito da organização e gestão da emergência.
Que legislação se aplica à gestão e organização da emergência?
Lei nº 102/2009, de 10 de setembro – Regime jurídico da promoção da segurança e da saúde no trabalho.
Decreto-Lei nº 220/2008, de 12 de novembro – Regime jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE).
Portaria nº 1532/2008 de 29 de dezembro – Regulamento técnico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE).
Em matéria de SCIE anterior a 01 de janeiro de 2009, data da entrada em vigor da Portaria nº 1532/2008, são aplicáveis as diretrizes técnicas constantes nos diplomas específicos, tendo em conta a natureza da atividade dos estabelecimentos (industriais, hospitalares, comerciais, etc.).
Lembre-se sempre de usar sinalética de emergência no cumprimento da legislação
A sinalética de emergência deve fazer parte dos planos de segurança da sua empresa. Sempre que o seu interesse seja a organização e gestão da emergência, não se esqueça dos seguintes aspetos:
- Garanta o cumprimento da legislação
- Atribua responsabilidades
- Promova a avaliação periódica dos riscos profissionais
- Organize a resposta face a emergências
- Organize um programa de prevenção, proteção e gestão da segurança contra incêndio e explosão
- Instale os meios de 1ª intervenção necessários
- Instale comandos e meios auxiliares de sistemas de extinção automática de incêndio
- Instale sistemas de controlo de fumos
- Implemente a sinalização de segurança adequada
- Implemente a sinalização de emergência adequada aos riscos da sua atividade
Lembre-se:
Uma atuação preventiva promove a segurança e a saúde no trabalho, reduz a ocorrência de acidentes de trabalho e contribui para o aumento dos índices de produtividade da sua empresa. O sorriso dos seus trabalhadores é a marca da sua empresa. Consulte a nossa loja online para adquirir sinalização de emergência. Consulte a nossa oferta e decida-se pelos especialistas em segurança e saúde.
Encontrará mais informação sobre legislação sobre segurança e saúde no trabalho neste link.
Neste vídeo pode ver como fazer um plano de segurança: